quarta-feira, 15 de abril de 2015

O MUNDO DO RNA


O MUNDO DO RNA 


No início era o super-RNA, que se forma por um "passe de mágica" e se auto-replica, e ai sai fazendo várias "artes" como a catalise simultânea de proteínas funcionais e a codificação do DNA. 
http://www.fomosplanejados.com.br/capitulos/assuntos/assunto.asp?codcapitulo=26&codassunto=77&numero=11


O processo de síntese de proteínas nas células modernas é um sistema bastante intrincado e complexo e por isso, se torna difícil imaginar como ele se desenvolveu no Mundo do RNA. Entretanto, alguns experimentos vêm sendo realizados e alguns cenários já podem ser desenhados. Experimentos de seleção de RNA in vitro produziram moléculas de RNA que conseguem se ligar fortemente a aminoácidos. A sequência de nucleotídeos destes RNAs contém uma frequência extremamente alta de códons do aminoácido que ele reconhece. Por exemplo, moléculas de RNA que se ligam seletivamente a arginina possuem uma alta frequência de códons que codificam arginina. Essa correlação não é perfeita para todos os aminoácidos e sua interpretação pode ser duvidosa, mas pode indicar que um código genético limitado pode ter surgido de uma associação direta entre aminoácidos e sequências específicas de RNA, com o próprio RNA servindo de molde para a polimerização de alguns aminoácidos. A eficiência desta síntese proteica primitiva deve ter aumentado consideravelmente após o surgimento da ligação peptídica.

Uma vez desenvolvida a síntese proteica, as proteínas, graças a sua maior versatilidade, puderam “conquistar” a maior parte das tarefas catalíticas e estruturais.

Tudo mudou quando alguma célula ou grupo de células evoluíram para o uso de diferentes moléculas para diferentes funções: o DNA (que é mais estável que o RNA) tornou-se o material genético, proteínas (que geralmente promovem reações químicas mais eficientemente que o RNA) tornaram-se responsáveis pelo metabolismo básico da célula e o RNA foi rebaixado ao papel de mensageiro, carregando informações do DNA para os centros construtores de proteínas da célula. Células que incorporaram essas inovações teriam superado facilmente as células “a moda antiga” com o metabolismo baseado em RNA, trazendo ao fim o Mundo de RNA.

A hipótese do mundo do RNA se baseia na capacidade que o RNA exibe de armazenar, transmitir e duplicar informação genética, tal como o DNA, e sua capacidade catalítica, as vezes observada, tal como as proteínas, em ribozimas: RNA que clivam e catalisam ligações fosfodiésteres. Tem sido observado também que o RNA pode ser capaz de catalisar a formar de ligações peptídicas entre aminoácidos. Ao se perceber então estas propriedades, como os r-RNA em ribossomos, e de se auto-copiarem (replicação), e sabendo que o RNA, além de enzima, funciona hoje na Vida também como molde de proteínas transmitindo através dos m-RNA e t-RNA a informação armazenada no DNA, imaginou-se o cenário de um "mundo pré-biótico" governado por RNA.
·         http://www.alunosonline.com.br/biologia/acidos-nucleicos.html

As vantagens que conferem ao DNA o título de molécula informacional:
Quanto ao DNA, a sua origem e a de seus mecanismos de replicação permanecem obscuras, mas elas devem ser posteriores ao surgimento das proteínas, já que um grande número de proteínas são necessárias para a sua síntese e a formação da desoxirribose é um processo bastante complexo. O DNA é essencial para informação hereditária, desempenhado um importante papel na determinação da estrutura e funcionalidade das células, assim como no armazenamento de informações codificadas na forma de moléculas biológicas. Uma vez que, o código genético é  um código universal que estabelece a equivalência entre a sequência de bases no DNA (ácido desoxirribonucléico) e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína.

A desoxirribose, comparada com a ribose, forma cadeias mais estáveis o que faz com que o DNA possa se alongar sem perigos de rompimento e desta maneira, um depósito mais seguro para a informação genética.


http://www.fomosplanejados.com.br/capitulos/assuntos/assunto.asp?codcapitulo=26&codassunto=77&numero=11
http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIE2bDetailsoforigin.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário